Desde que comecei a planejar a minha
viagem a San Andres, vulgo “paraíso Caribenho Colombiano”, a qual realizei em Abril/2017, prometi a mim mesma
que, assim que voltasse ao Brasil, daria todas as dicas para os futuros turistas dessa
ilhota encantadora, sendo assim, sem delongas, vamos lá ...
Bem, primeiramente, é importante
esclarecer que a cidade em si é um caos. Se você for aquele tipo de viajante
que preza por uma excelente infraestrutura e um ambiente mais elitizado, com
certeza esse não é o seu destino, pois, 98% dos hotéis não possuem água quente
(inclusive os tais resorts) e em
muitos outros locais a água é salobra (um terror para a mulherada), porém,
quando você faz os passeios e realmente conhece o porquê da sua fama, ai sim,
você corre um grande risco de não querer mais partir, para poder se perder naquela
imensidão de azul e verde para sempre.
Vamos começar com as informações úteis:
Moeda: pesos colombianos. Para facilitar
o nosso o papo, vou fazer como se mil pesos colombianos fosse praticamente R$ 1,00 real,
tendo em vista a cotação dos últimos tempos, ou seja, se eu colocar que tal coisa custou,
por exemplo, 160.000,00 COP, significa que ela custará na conversão, pouco mais
de R$ 160,00 reais.
Fuso Horário: -2 horas em relação ao
Brasil.
Para entrar na ilha você precisa pagar
uma tarjeta de turismo no valor de $ 35 dólares, ou 115.000,00 COP, inclusive, se você sair da
ilha, como eu fiz para ir a Cartagena e, depois regressar a San Andres, saiba
que você pagará outra tarjeta!
Quantos dias ficar? 6 a 7 dias inteiros
são suficientes.
Certificado internacional de vacinação contra a febre amarela: Aqui está uma das coisas que mais me irritou em toda a nossa viagem e estragou com todo o nosso roteiro. Cumpre salientar que San Andres não exige a vacinação contra a febre amarela, nem mesmo o Panamá, onde fizemos a conexão, cogitou perguntar sobre, porém, se você não tiver o dito certificado, saiba que você não conseguirá embarcar ao seu destino aqui no Brasil, porque tudo aqui é a casa da mãe Joana, portanto, tenha o certificado para evitar aborrecimentos.
Passaporte: Faça! sei que você já deve ter lido sobre a ausência de obrigatoriedade de passaporte para a Colômbia, mas não é bem assim, então, tenha! até porque ter um passaporte hoje em dia é o mínimo para aqueles que andam planejando dar a volta ao mundo, like me.
Lojas confiáveis para comprar produtos originais: La Riviera, que tem a cada esquina, JR, La Perfumerie, Madeira. Infelizmente em muitos locais o pagamento é "solo efetivo", a tal tarjeta (cartão) parece ser artigo de luxo por lá, o lado bom é que com dinheiro você sempre consegue um desconto ou um regalo (peça sempre e chore mais um pouco que você consegue).
O meu roteiro seria mais ou menos assim, caso a Copa Airlines não tivesse acabado com ele:
1º Dia - chegada na ilha e uma volta pelo Centro de San Andres - saiba que no Centro de San Andres é onde fica o polo de consumo da cidade e é parada obrigatória para você ir se familiarizando com o local. Já na chegada não perca tempo e compre:
A dita sapatilha de
neoprene, pois elas são realmente imprescindíveis nos passeios,
pois em todo o lugar tem corais e machucam os pés. O preço é entre 10.000,00 a 20.000,00 COP.
Chip Movistar: Entre nas farmácias ou mercados e pergunte se eles possuem chip Movistar pré pago (é bem assim que se fala, ok? não invente de "castelhanizar" a frase), pagamos pelo chip o valor de 5.000 COP e recarregamos em 20.000,00 COP, o que nos deu direito a 10 dias felizes com internet, porém peça ajuda aos atendentes, pois, com a recarga de crédito você precisa fazer um plano junto a operadora, ou seja, você compra um plano de uma semana de internet liberada e, quando finalizar o plano, com o saldo remanescente de crédito (porque sobra) você vai comprando os pacotes de internet por 48 hrs, inclusive com o resto de saldo conseguimos fazer ligações locais para a policía (explico outra hora) e para restaurantes, no intuito de fazer reservas, como o La Regatta.
Aproveite o restante do dia nas praias do Centro: Spratt ight ou Peatonal.
2º Dia - Cayo Bolivar - Para quem pretende fazer esse passeio, é importante que seja o primeiro a ser reservado, pois não é feito todos os dias. Tem um post exclusivo dele aqui.
3º Dia - Volta a ilha - É com a volta a ilha que você conhece os principais pontos: West View; La Piscinita; Rocky Cay; El Soplador; Caverna de Morgan e etc.(aqui)
4º Dia - Acuário e Johnny Cay - Na verdade, esses passeios eu aconselho que sejam feitos separadamente e explico o porquê aqui.
5º Dia - Passeio de parasail - Simplesmente faça, mas os alertas e dicas estão aqui, se você for pela manhã, aproveite o restante do dia para fazer compras ou curtir alguma praia da ilha ou até mesmo refazer alguma ilha próxima.
6º Dia - Mergulho com cilindro - que acabei não fazendo por conta dos problemas que tive com a Copa Air aqui no Brasil, mas tive excelentes recomendações da empresa Blue Life contato pelo face aqui . Eles cobram 160.000,00 COP e tem duração de 3 horas, sendo que, você faz uma prática na piscina por 30 minutos e assiste um vídeo por 26 minutos, posteriormente, faz o mergulho em uma profundidade de 12 metros, que dura cerca de 30 minutos a 1 hora. Informações todas repassadas pelo face. Outra opção é o snorkel em corais que só os locais conhecem, as boas indicações são da empresa Caribe Extremo contato pelo face aqui. Valor 60.000,00 COP.
Em 06 dias você conhece todos os principais passeios da ilha, se quiser uma viagem mais prolongada, faça como eu e vá a Cartagena ou a Providencia (pesquise).
Onde comer aqui.
Que moeda levar: Enviei todo o meu dinheiro daqui a San Andres pela Western Union. Foi a melhor opção que encontrei! Você pode entender como funciona neste blog - clique aqui.
Onde comer aqui.
Que moeda levar: Enviei todo o meu dinheiro daqui a San Andres pela Western Union. Foi a melhor opção que encontrei! Você pode entender como funciona neste blog - clique aqui.
Oi Heidy, tudo bem? Vc poderia me passar o contato do passeio para Cayo Bolivar? Meu email é c.bukowski@gmail.com . Obrigada!
ResponderExcluir